Pesquisa por voz cresce na internet e leva empresas a adaptarem a estratégia de SEO

Mudança de estratégia de SEO feita pela Lume em cliente de e-commerce trouxe um crescimento de tráfego orgânico de 202% nos últimos meses para o site

As novas tendências de comportamento dos consumidores graças aos recursos tecnológicos estão fazendo crescer uma demanda diferente às empresas: a pesquisa por voz nos mecanismos de busca como o Google. Uma das consequências dessa mudança é a necessidade de adaptar a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, já que a expectativa de pesquisas realizadas pela ComScore estima que até o final de 2020 mais da metade das pesquisas na internet será realizada por essa nova modalidade.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

Mais inclusiva e também mais prática para os usuários, a pesquisa por voz se adapta aos dispositivos que vêm ganhando espaço no mercado, como os smartwatches e os assistentes por voz. Essa tendência também está no radar das empresas que investem em SEO e Google Analytics. Um case trabalhado em 2019 pela LUME no setor de e-comme rce comprova o quanto a estratégia de investir na adaptação à busca por voz pode ser positiva.

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!

A principal mudança foi na estruturação do conteúdo em um modelo de perguntas e respostas, incluindo termos como “o que”, “qual”, “onde”, entre outros. “Já era produzido um conteúdo bem estruturado, mas bastou uma leve mudança nos cabeçalhos para os resultados aumentarem”, destaca Anderson Fagundes, CEO da Lume – Growth Partner . A constatação é de que na pesquisa por voz esse tipo de questão no estilo de perguntas diretas é muito mais buscado.

Graças à mudança na estratégia, Anderson conta que houve um crescimento de tráfego orgânico de 202% neste case, além do fato de vários conteúdos terem sido utilizados pelo Google como resultado para a posição zero, que são as respostas que o site exibe prontas na sua primeira página de pesquisa. “Nos anos anteriores o crescimento havia sido de 15% a 30%, uma diferença bem grande neste caso”, observa Anderson.

Siga o tecflow no Google Podcast,Spotify Podcast Apple Podcasts para ouvir nosso conteúdo em áudio

Além do aprimoramento tecnológico do recurso por voz em smartphones e outros dispositivos, Anderson também destaca que é importante pensar como o usuário pesquisa atualmente. Quando ele deseja saber a previsão do tempo, por exemplo, poderá digitar “previsão do tempo em São Paulo”, mas na pesquisa por voz irá falar “Qual a previsão do tempo em São Paulo?”, ou alguma frase mais específica. “Espera-se que a resposta seja um conteúdo mais simples e rápido de ler. As empresas precisam entender a necessidade dessa adaptação se desejam crescer organicamente na internet e aliando isso a outras técnicas de SEO”, salienta.

Deixe seu comentário e faça como os mais de 1.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!